segunda-feira, 26 de maio de 2008

Entrevista


Tânia Oliveira tem 25 anos e trabalha na Aveiro TV desde a sua origem. Exerce a função de gestora de projectos de conteúdo, mas afirma que este projecto não é apenas dela, mas também de todos aqueles que “acreditam que somos responsáveis, à nossa medida, pelo nosso futuro colectivo”.


Como, quando e porquê surgiu este projecto?
TO- A Aveiro TV é um projecto que conta já com dois anos de existência. Criada em Junho de 2006, como um projecto de investigação da Senso Comum, inicialmente começou por ser uma plataforma gratuita de disponibilização de vídeo on-line que permitia aos seus utilizadores ver e partilhar vídeos.
Pelo seu caminho deu origem à Plataforma Castter (http://www.castter.com/). Hoje caminha no sentido de reunir conteúdos capazes de informar e divulgar a região e o que nela acontece aos vários níveis.


O Aveiro TV lançou o programa quinzenal "15 por 15", como é que o classificam enquanto formato? De que trata o programa? A que público-alvo se dirige?
TO- “15por15” é um programa quinzenal, gravado em estúdio e nos espaços da cidade, protagonizado pelas pessoas que fazem a cena cultural e empresarial do distrito de Aveiro com relevância nacional.
Dado a significativa actividade cultural e empresarial na cidade de Aveiro o “15por15” surge como a possibilidade ideal de agregar, dar maior visibilidade e registar as principais actividades da Região.
O público-alvo é constituído por pessoas culturalmente activas, de várias idades que usam a Internet como meio de obter informação sobre o aconteceu e o que vai acontecer no distrito de Aveiro.
Pretende ainda contribuir para a formação de públicos com hábitos culturais mais dinâmicos e diversificados.




Este projecto conta com a participação de quantas pessoas? Tem muito poucos recursos? É um projecto com pernas para andar, apesar de todas as contrariedades que possam surgir?
TO- Estão alocados a este projecto 5 recursos, sendo que para além deste projecto também se ocupam de outros também na área de conteúdos vídeo.
Este é um projecto totalmente suportado pela Senso Comum, queremos sensibilizar entidades para este projecto porque acreditamos que à capacidade de inovar se deve acrescentar a capacidade de motivar os actores de inovação.
Os actores, esses que não podem agir isoladamente, pelo contrário, só ultrapassarão fronteiras organizacionais partilhando recursos e promovendo a criação de uma massa crítica colectiva.


Como se sente ao ser responsável pelo Aveiro TV?
TO- Este não é um desafio apenas nosso. É um desafio que estendemos a todos quantos acreditam que somos responsáveis, à nossa medida, pelo nosso futuro colectivo.




Carolina Névoa

Sem comentários: